11/04/2011


Como todos sabem, no último dia 31 de março, o respeitado Chef de Cozinha Saul, utilizando produtos da Alumínios Fortaleza, realizou a Noite de Massas e Molhos no Espaço Gourmet da Ciriana Presentes.

Mais uma descontraída noite, com receitas deliciosas e muita diversão.

Pensando em quem não pôde comparecer à degustação, selecionamos uma receita e as melhores sugestões de molhos ensinadas pelo Chef.

Boa leitura e bonappetit!

CURSO BÁSICO DE MOLHOS E MASSAS

A cozinha, mesmo sendo uma química nada tem de exato, muito pelo contrário, a culinária é totalmente subjetiva e muito humana, possibilitando infinitas combinações com os mesmos ingredientes. Combinações, esta é a palavra chave, e não receitas fixas e chatas. É muito importante deixar sua imaginação viajar. Combine, acerte, faça, modifique, copie, não tenha medo. O máximo que pode acontecer é não ficar gostoso, e daí? Na próxima vez, ou na outra, você acerta. Pense num prato que todo mundo saiba fazer: macarrão instantâneo (super gostoso sabor galinha!). Agora imagine acrescentar aquela lata de atum que você tem na dispensa. Com certeza ficará uma delícia!

Vamos à nossa receita!

SUGESTÕES:

MOLHO NAPOLITANO:
1 kg de tomate maduro;
3 colheres de sopa de azeite;
1 dente de alho picado;
5 folhas de manjericão fresco;
1 colher de chá de orégano.

PREPARO: Corte os tomates, com pele e sem sementes em pedaços médios. Coloque a frigideira no fogo e aqueça. Coloque o azeite e adicione o alho e refogue levemente. Acrescente o tomate picado, cozinhe em fogo forte por 10 minutos. Por último, junte o manjericão e orégano. Mexa, e deixe apurar por alguns minutos. Obs: Você pode substituir o azeite por óleo ou manteiga. Como o molho napolitano é base para outros molhos, você pode ter na geladeira, para fazer pratos rápidos. Use sempre tomates bem maduros para dar cor e encorpar seu molho.

MOLHO BRANCO COM LEITE:
2 colheres de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 litro de leite;
1 pitada de noz-moscada
Sal a gosto, ou substitua por cubos de caldo de galinha ou frango.

PREPARO: Coloque a manteiga em uma panela e derreta em fogo brando. Adicione farinha e mexa bem, sem deixar dourar. Retire do fogo e acrescente um pouco de leite, mexa bem para desmanchar a farinha e acrescente o restante do leite. Leve de volta ao fogo baixo, tempere com a noz-moscada e cozinhe por 10 minutos até encorpar.

MACARRÃO A BOLONHESA À MODA DO CHEF SAUL

INGREDIENTES
500 gramas de macarrão fusili "parafuso"
2 kilos de tomate bem maduro picados
2 cebolas médias descascadas e raladas
300 gramas de patinho moído
1 cenoura ralada
1 copo de leite
1 tablete de caldo de carne
Parmesão ralado
Azeite
Louro
Manjericão
Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO
Em uma panela grande coloque os tomates. Cozinhe em fogo alto por 10 minutos, mexendo com cuidado. Desligue o fogo e escorra a água que formou no fundo da panela.
Volte a panela ao fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Passe o molho por passador de legumes ou uma peneira para obter o purê. Descarte as sobras.
Numa caçarola aqueça um generoso fio de azeite. Refogue a carne moída, mexa bem e coloque a cebola. Refogue até estar bem cozida (sem fritar!). Adicione o copo de leite, deixe reduzir, junte o purê, o caldo de carne, o louro, manjericão, acerte o sal e a pimenta e cozinhe tudo junto até formar um molho homogêneo. Desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos. Cozinhe o macarrão em bastante água (al dente). Escorra, coloque a massa num pirex, derrame o molho por cima sem misturar. Povilhe de parmesão ralado e sirva com uma taça de vinho.

Dica: para quem gosta de alho, coloque alguns dentes junto com a cebola. Procure colocar o manjericão em macinhos e tire-os antes de servir.

0 comentários