06/12/2013


Para celebrar os seus 10 anos de sucesso, a Ciriana Presentes promoveu o 1º Festival Gastronômico. 

O concurso cultural recebeu dezenas de inscrições, no qual os clientes deveriam enviar suas melhores receitas com o tema “Ceia de Natal”. Uma comissão julgadora, formada pela empresária apaixonada por culinária Cris Ribas, o chef Lorenzo Burigo e a chef Cassiana Brumati, analisou as receitas e selecionou as três melhores. 

Os escolhidos foram até a loja preparar as receitas para a comissão saborear e dar a nota final. 

Os ganhadores foram: 1º - Jorge A. Gentil Filho (Prato: paella natalina), 2º - Cleusa Ap. da Costa Bortolin (Prato: rabanada assada) e 3º - Simone Gonçalves Reganhan (Prato: camarão caipira). Parabéns a todos!  

Confira abaixo as receitas. As fotos são da Foccus Fotografia.

1º - Jorge A. Gentil Filho - Prato: Paella Natalina


Ingredientes
300g de arroz parboilizado
200g de tender cozido
200g de carne de porco cozida (pernil, lombo, costelinha)
200g de frango cozido (peru, frango, chester)
100g de bacon
03 tomates picados
01 pimentão vermelho cortado em tiras
01 pimentão amarelo cortado em tiras
01 cebola roxa cortada em pétalas
03 dentes de alho amassados
100g de damasco picados
100g de uva passa
100g de castanha do Pará quebradas
100g de nozes quebradas
01 pimenta vermelha bem picada
02 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 1 litro de água
300g de ervilhas (de preferência congeladas)
Açafrão e páprica a gosto
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto
Azeite de oliva

Modo de Preparo
Corte as carnes em cubos. Em uma paelleira, em fogo baixo adicione o azeite e vá adicionando as carnes aos poucos para fritá-las levemente. Na paelleira podemos manter os ingredientes nas laterais onde o calor é menos intenso e no centro os que precisamos de mais calor para prepará-los. Abra um espaço no centro da paelleira e adicione o alho, a cebola, a pimenta, e os condimentos, sempre fritando-os levemente e agregando as carnes, posteriormente juntamos os tomates. Assim que os tomates começarem a liberar água adicionamos o arroz, os pimentões e o cheiro verde. Reserve parte dos pimentões para a decoração.
Adicione as uvas passas, os damascos, as castanhas, as nozes e as ervilhas. Separe uma porção desses ingredientes para decoração. Comece a adicionar a água quente com os caldos de legumes dissolvidos. Experimente o sal, caso necessário adicione um pouco e mexa. Com o arroz parboilizado não há risco de empapar. Mantenha um canecão com água quente caso seja necessário para o cozimento do arroz.
Assim que o arroz estiver al dente, decore a paelleira com os ingredientes reservados, cubra com um papel alumínio a paelleira e desligue o fogo. Aguarde 10 minutos e sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1h30 

2º - Cleusa Ap. da Costa Bortolin - Prato: Rabanada Assada


Ingredientes
100 ml de leite de coco
04 colheres (sopa) de açúcar
01 xícara (chá) de leite
02 ovos
03 pães (francês) cortados em rodelas
½ xícara (chá) de semente de abóbora torrada
Canela em pó a gosto.

Modo de Preparo
Em um refratário misture o leite de coco com metade do açúcar e reserve. Passe as rodelas de pão nos ovos batidos, depois no leite e coloque em uma forma untada. Acrescente por cima dos pães a semente de abóbora, o açúcar restante e a canela. Leve ao forno pré-aquecido até que fique dourada.

3º - Simone Gonçalves Reganhan - Prato: Camarão Caipira


Ingredientes 
40 unid. de camarão rosa médios
04 unid. de camarão rosa grandes para decorar
02 cebolas médias em cubinhos
02 tomates médios em cubinhos
02 latas de milho verde
02 latas (do milho) de água
200 ml de leite de coco
Suco de ½ limão
04 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto
01 xícara (chá) de cebolinha picada

Modo de Preparo
Em uma frigideira grande aquecer metade do azeite e refogar rapidamente todos os camarões (de 10 em 10 para não juntar água). Acrescentar o restante entre uma porção e outra. Separar os camarões grandes.
Voltar os camarões médios à frigideira, acrescentar o sal, a pimenta-do-reino, o suco de limão, o tomate e a cebola. Refogar, mexendo com frequência, por uns 5 minutos.
Bater no liquidificador as duas latas de milho com a água da conserva e mais duas latas de água. Passar pela peneira e dispensar a polpa. Levar o caldo do milho à frigideira e deixar ferver (sem tampa) até o caldo encorpar. Não deixar secar. Mexer de vez em quando para não pegar no fundo. Acertar o sal e a pimenta se necessário. Desligar o fogo, acrescentar o leite de coco, mexer e salpicar a cebolinha.
Servir imediatamente decorando com os camarões grandes, cebolinha e gotas de leite de coco.
Tempo aproximado de preparo: 1 hora
Rendimento: 04 porções.

A comissão julgadora formada pela empresária apaixonada por culinária Cris Ribas, o chef Lorenzo Burigo e a chef Cassiana Brumati, acompanhada da representante da loja Ciriana Presentes Ana Denardi. A representante da loja Ciriana Presentes Ana Denardi, acompanhada da comissão julgadora formada pela chef Cassiana Brumati, chef Lorenzo Burigo e pela empresária apaixonada por culinária Cris Ribas.

0 comentários